30 de Abril

Perto de La Paz, há uma estrada que desce, desce, desce... e desce. Dizem ser a mais perigosa do mundo e chamam-na "A Estrada da Morte". Muito sinceramente, nós pensamos que em Portugal há estradas bastante mais perigosas, estao é muito mal publicitadas. Certo é que nao têm os precipícios desta... ok. Os desníveis dao uma sensaçao de jogo de computador mas real... Nós nao temos muito disso, mas lá que se arranjam estradas da morte para descer de bicicleta, isso arranjam! Pessoalmente, eu recomendo fazer a descida do Sr da Serra para Rio de Vide, em bicicleta. Nao tem precipícios. Nao acaba em selva tropical. Mas se a fizerem com uma bicicleta como as que nos dao, garanto-vos adrenalina e perigo!
Este negócio de levar pessoal a fazer a descida de uma estrada perigosa de bicicletas com travoes de enfeite (quase) e rodas a abanar... é, sem dúvida, uma ideia de génio. Prometem adrenalina... uma vez os travoes testados percebemos bem porquê!
Sao 5 horas de descida, com um desnível de uns 4500m. Descemos até aos 1700m, para um agradável clima tropical. A terra de chegada chama-se Coroico. A zona de partida, O Alto.
A descida é feita pela estrada antiga, a que já nao se usa. Quando a estrada nova nao existia, morriam 20 pessoas por mês (houve quem nos falasse por semana)...
Cabeça no sitio, sem esquecer o divertimento, claro, e nao temos uma estrada assim tao perigosa... Ao chegarmos, fomos ver a bicicleta de um Israelita que se tinha despenhado na semana passada... era uma restinho de bicicleta... e o capacete... era um restinho de casca. Para nao cantar-mos de galo com as estradas de Portugal. O rapaz estava a brincar com um amigo, lado a lado, a empurrarem-se... Lá vem a história da cabeça no sítio, ou pelo menos onde devia estar no momento certo... ou errado! Vá-se lá saber!
Ao menos nisto, Espanhois e Franceses, estao de acordo e fazem da mesma maneira. Mas á francesa é com mais estilo! Assim a olhar para trás!








Apesar dos augúrios de uns invejosos de uns colegas de grupo, a grande Canon EOS 400D chegou inteirinha ao fim! Se o mal dela fossem as voltas de bicicleta! estava ela bem!



"Anda Fi!" - "Nao vou mais depressa que isto! A bicicleta está a morrer! Queres trocar?!"

Isto de pedalar a 4500m tem que se lhe diga! Os nossos amiguinhos ficaram todos entusiasmados com as bananas... Estes espanhois e franceses... Nao se entendem! O Pedro fugiu logo! Disse que ía tirar fotos e foi-se!

Por estranho que pareca aqui as regras de transito mudam para a versao inglesa fazendo-nos circular sempre com os olhos muito bem abertos do lado do precipício.
Dizem que passaram a circular assim desde que cairam uns quantos camioes carregados enquanto subiam! A a partir daí passou a norma e até placas de estrada a informarem a circulacao pela esquerda tem.


Até parece que estou a tirar a foto de aviao!Ehehe! E olhem que nao era preciso ir muito longe para chegar ali abaixo.
Etiquetas: América do Sul, Bicicleta, Bolivia, Estrada da Morte, La Paz, Viagem
Ui ui com esta pista tou a ver o peter a suspirar pelo DIRT pa uma descida épica!!
embrasses!
André
Bommmm!!!!... Até arrepia!!!!... sabem que andou um mail a circular na net em que mostrava precisamente essa estrada com um camião e umas bicicletas a cruzaram-se!!!!... era de fugir... e vocês seus malucos logo tinham que ir fazê-la!!!!... mas tb imagino o quanto curtiram!!!