Published by Sophia*
on quarta-feira, 25 de abril de 2007 at 1:29:00 da manhã.
Patrocìnio Eurolist: Manuela FilipeLago TitiKaka - Ilhas Flutuantes Uros 23 Abril
O conjunto das ilhas flutuantes do lago Titikaka, denominam-se Uros. Nao há destas ilhas do lado Boliviano do lago.As ilhas sao feitas de totora (género de palhinhas grosas e esponjosas que flutuam muitissimo bem). No total têm 1.000 habitantes. Há uma ilha maior com 25 familias e as outras tem entre 4 e 7. Estao ancoradas ao fundo do lado com cordas resistentes... para, depois de uma noite de maior tempestade, nao acordarem na Bolivia.
A totora, por estes lado, utiliza-se para fazer de tudo: as ihas, as casas,os barcos, o artesanato, para comer (a parte interior esponjosa é anormalmente rica em fósforo e iodo e a malta acredita que é bom para nao ter de ir ao dentista!)
Aqui vive-se num sistema de sociedade cerrada. De um modo muito simples, mas um simples que nao choca pela pobreza... Porque tudo parece encaixar no seu local certo de simplicidade. Os problemas familiares, tal como os comunitários, sao discutidos ao domingo, perante todos os elementos da comunidade (este é um hábito comum a todas as comunidades das ilhas do lado peruano, embora cada uma pertença a uma cultura distinta).
O lago, de facto, tem algo... A calma que se sente, o bem-estar... A imensidao da massa de água estendida aos pés das montanhas envergonhadas à volta. As formas de vida que aqui existem e se mantêm, de costumes antigos mantidos e arrastados ao longo dos séculos...
O lago... Na sua versao poluída da costa de Puno!!
Os cabelos e barbas começam a mostrar os sinais do tempo.
100% Peruana! E esta Hein!?
Miradouros construídos nas ilhas flutuantes... Maioritariamente por motivos turísticos.
E sai um barquinho típico de totora para levar os turistas... O que nao dá para ver é que um bichinho destes com cara de Puma (para os mais imaginativos!) leva cerca de um mês a contruir.
No seu interior contém cerca de 1000 garrafas de plástico (de 1,5l ou 2 l) recolhidas pelo lago e ribeiras aumentando a duraçao dos barquinhos comparativamente ás usadas séculos atrás.
É impressionante como as crianças tao novas já têm a pele negra curtida pelos intensos raios de sol do lago.
No meio de algumas das ilhas, encontram-se pequenas aberturas no seu interior com a funçao dupla de banheiras e lava-louças!
E a simplicidade de uma casa pode chegar a este ponto... 3 paredes e meia e um colchao de totora!
Dá que pensar... Dá mesmo muito que pensar! Mais um miradouro!! Bem mais imaginativo por sinal!
Na ilha principal podem mesmo encontrar-se alojamentos organizados de uma forma hoteleira... Embora seja possível dormir (provavelmente melhor e mais barato) em qualquer uma das outras ilhas e em casa de uma das famílias.
Este é o nome da ilha principal. Aqui já se pode encontrar telefone (!?! ainda nao descobrimos como liga á costa!??) e um centro de saúde instalado recentemente. Mais um Puma... Parece nao parece! Se na costa reina a paz.. Aqui entao, os dias vivem-se pelo sol! Etiquetas: América do Sul, Islas Flotantes, Lago Titicaca, Peru, Puno, Tradição, Viagem
0 Responses to “”