Pessoas sentadas na beira dos passeios... à espera. Do autocarro, de um cliente que compre tomates, ou laranjas, ou tunas, ou papel higiénico.... Ou à espera que o tempo passe. Ou à espera de esmola. Entre elas o lixo... e o trânsito caótico.
A cidade de La Paz parece um verdadeiro amontoado de tijolo... ou uma rampa feita de legos... casas à espera de tinta, ou nao... Temos, de facto, uma enorme perspectiva de como a cidade se estende pelas encostas das montanhas...
Plaza Murillo. Perto no nosso hostal. A vida num domingo à tarde é fascinante. Encontra-se ainda mais variedade de fontes de espanto e deslumbramento.
Há postos de venda de milho triturado, nas praças com pombas, para divertimento dos mais pequenos.
Tudo, mas TUDO, serve de distraçao... Muito se inventa... e esta praça nem era o sitio mais dificil de inventar o que fazer...
Os fotógrafos instantâneos... Encontra-se cada polaroid por aqui!!!
Pequeno almoço na cama... A novidade arranca a menina miminho bem cedinho da cama... e volta horas depois, com alimento!!! É um amor indescritivel por palavras!!
"Em Sofia se confia" - Diz que sim, diz que sim...
Fomos ao cinema, ver um filme mexicano: "Cicatrices". Uma experienca daquelas, do inicio ao fim. Fizeram-nos entrar 10 min antes do inicio da sessao. Um rapaz com uma lanterna acompanhou-nos aos lugares que nós mesmo escolhemos dentro da sala, com pessoas sentadas a ver qualquer coisa no ecran que pensávamos serem apresentaçoes... Essa qualquer coisa, acabou por se revelar o fime da sessao anterior, que ainda nao tinha acabado... Mas igual! A malta vê o fim do filme da sessao anterior e continua com o filme que pagou para ver... O som e o conforto... bem como a qualidade de imagem, nao vamos descrever, subentendem-se.
Plaza San Francisco... Há festivais de coisas incomuns em sitios incomuns por todos os lados! Hum! Que tipo de anestesia?
Os engraxadores de La Paz. Andam aos bandos, com uma máscara do tio terrorista e pertencem todos a uma empresa chamada: gente brilhante! Fenomenal!
Che... Argentino, Simpson... Em todas as versoes.
A folha diz que nao. É de bom tom aceitar quando oferecem. É sinal de muita simpatia e cordialidade oferecer da coca prória!
Uma tendinha!!! Estao sempre a saltar fotos de todos os lados!
Um armadilho embalsamado... Para a Pacha Mama (mae terra).
Mais... Estes já cortadinhos, a secar. Parece uma chuva de estrelas verdes!
Nas ruas que se estendem, do centro para cima... No chamado Mercado das Bruxas. Fetos de Lama... Ao pontapés, de todos os tamanhos e preços! Também para a Pacha Mama.
Incensos "Atrai dinheiro" e " Atrai freguês".
Mais todo o tipo de feitiços e encantamentos que se possam imaginar. Pensem no fim mais despropositado ou invulgar e.... aqui encontram a poçao! Em folhas, em gotas, em semente, em incenso...
Para o bom e para o mal. Aqui nao é um mercado de fadas!!!! É de bruxas!
E mais fetos de Lama. Quanto mais avante na gestaçao foram, mais caros... e mais impressionantes para os nossos olhos também... Sai um fetinho de Lama seco para o jantar??? Hum!
Postos de venda... Já nos vamos habituando a estes espectáculos a cada canto, em cada local.
Este de verduras...
Dois amigos bem dispostos que fizémos!
Bem fotogénicos e invulgares! Quando achamos que já nos surpreendemos suficientemente para um dia... salta uma nova surpresa de uma esquina!
Aqui vende-se milho de todas as formas e feitios!
O Robocop vive em La Paz e trabalha como modelo numa loja de pronto a vestir...
Mercados a cada esquina. Nas zonas em que os vendedores de "passeio" se aglomeram mais, nasce um mercado... e cada um é um mundo!
Mais uma surpresa que saltou de uma esquina!
Bem grande, esta surpresa!
Uma marcha, muito variada e animada...
... que era um convite para a festa de dia 3 de Maio em Copacabana!
Se isto foi o convite, imaginem lá a festa!!!!
Mais uma criança que brinca com... o que encontrou à mao.
Na Bolivia temo-nos visto mais aflitos para comer mais ou menos bem. Chorizo com pao frito... Ela disse que era carne com pao... Tinha razao, nós é que nao perguntamos tudo direitinho, como já vamos sabendo que temos de fazer.
Quanto já perdemos? Precisamos de nos alimentar melhor?
Tranquilas madrecitas! Estamos ok!
No meio da praça, improvisam-se todos os tipos de divertimentos. Aqui representa-se um diálogo exaltado entre amigos... que entretem toda uma multidao que os observa de sorriso nos lábios. Espectáculo que entretanto descobrimos ser bastante típico por aqui.
Os prémios que começam a surgir com os primeiros movimentos do por do sol.
Sim... ainda há quem diga que isto nao dá voltas... E nós com ela... E nós com ela!
Dia 1 de Maio estávamos em La Paz... De partida para Potosí, mas fizémos a festa na mesma.
PARABÉNS MENINO MIMINHO!!!! ESTÁ A SER UM PRAZER... E CONTINUARÁ SEMPRE A SER! Tu sabes.
O aniversariante teve direito a bolo (de muito bom aspecto mas, infelizmente, nao de igualmente bom sabor) com velas improvisadas ás escondidas e com grande custo (como explicar - fazes anos hoje mas ficas uns minutinhos solito que eu já volto!), entregue por "mordomo" boliviano vestido a rigor. Deviam ter visto a cara dele!
Na noite anterior tinhamos estado numa discoteca 100% Boliviana, a comemorar. Uma experiencia indescritivel (infelizmente...muito infelizmente nao há fotos!).,. Bailarico e propostas de casamento de bolivianas e bolivianos. Uma festa de anos nunca antes vista!
Já está grandinho!
Fomo-nos de La Paz... As montanhas sempre vao mostrando alguma neve, mas é preciso chegar a uns exigentes 5000 metros ou mais...
Etiquetas: América do Sul, Bolivia, Capital, La Paz, Viagem
0 Responses to “”