Patrocìnio Eurolist: Pedro Vale

Peru - Puno

23 de Abril

Altitude: 3827m
temp média máx.: 14ºC
temp média min.: 3ºC
.

A colecçao de mascotes continua! Mais um exemplar do mercado central de Puno!
Praça de Armas de Puno! Nada mau para uma cidade tao feia na sua generalidade!

Sem rodeios (e contrariando o que as fotografias podem mostrar): Puno é uma cidade feia. A Calle de Lima esforça-se para redimir toda a cidade. Tem uma parte fechada ao trânsito e desagua na Plaza de Amas. Mas a sua funçao é dificil, quando o resto da cidade cresce como um só bairro de lata, montanhas acima. Nem o lago Titikaka ajuda a embelezar o conjunto. Pelo contrário: o conjunto ajuda a poluir o lago... O cheiro nauseabundo pelo mallecon é revoltante...
As casas compactas pela encosta, adivinham-se semi-construídas, com arames a apontar o céu, indiferente e sempre grandioso.
Nao fosse ficar quase dentro do lado Titikaka... dificilmente imaginaria gentes a ficar mais tempo que o estritamente necessário para a passagem do autocarro para a Bolivia (que já se adivinha aqui ao lado).


Apesar de feio, Puno revelou-se um mundo de "fotoes". Uma delícia o espectáculo destes dois velhinhos em animada cavaqueira na borda da estrada.
Aqui reinam os Trici-taxis!! E parece que é o único sítio do Peru onde sao fabricados! Palavra de peruano.
A caminho do lago tropeçámos num mercado de rua... Mil vezes mais interesante que o mercado central! Claro que nao pensámos duas vezes...
Umas compritas e uma enorme dificuldade de comunicaçao pois por aqui ainda se fala muito em Quechua ou Aymara. Sobretudo os anciaos.
Sou lindo nao sou????

Esta menina já está a treinar para condutora de trici-taxi!
Puno e as misteriosas e coloridas bandeiras que ornamentam feiras e casas um pouco por todo lado. Parecem bandeiras de oraçao mas de plástico e parece que sao meramente decorativas para uma festa tradicional que já passou.
Esta cadelita parecia uma turista. O seu ar decidido destacava-se no meio da confusao da rua.
Mais um prato típico... Queijo frito com milho e arroz... Nada mau!!!
E o nosso filho pródigo, Lonely Planet que nasceu, infelizmente para as nossas costas, bem anafadinho! Nao deve pesar menos de 1 kg o raio do guia! A Fi até já sugeriu irmos arrancando as partes que já nao precisamos! E para ela os livros sao sagrados.

Aqui o tempo sente-se bem devagar.


A eterna confusao de Puno...

Os requintes decorativos dos trici-taxis sao um verdadeiro deslumbre. Quanto mais olhamnos com atençao mais vamos descobrindo!

E o diário continua... Com uma assiduidade digna do seu nome, e uma escrita digna de um best-seller!

A América do Sul é um verdadeiro exemplo de patriotismo... Por todos os países por onde temos passado se sente, mas no Perú leva-se um bocadinho mais á frente.

As gaivotas, pelicanos e todo o tipo de espécies que se podem pedalar pelo lago Titikaka.
Deste lado do lago (Perú) dizem que o nome tem origem na duas partes do lago. Titi do lado peruano e Caca do lado boliviano... Claro está que as opinioes acerca desta origem também se dividem... Sobretudo quando passamos a fronteira.





Etiquetas: , , , ,

15 Responses to “”

  1. # Anonymous Anónimo

    ola!!!!! que bonitas photos!!! não posso crer que voces estãon a viver estas cosas!!! é "incredibile"!lol!!espero que voces estão bem!!..mas penso que isso não é um problema...!continuam "enjoy your trip"! um grande abraço a voces!! e muito muito beijos!!!! ps:eu queria vê-los antes de voltar em França...mas eu sei que é mais BRUTAL(!!!) para voces de ficar ali o maximo tempo!!!...então...espero vê-los em França..poder ser este verão, para beber "rosé" juntos! beijinhosssssss!!! Poupou! ;)  

  2. # Anonymous Anónimo

    Agora tive uma fúria... tinha já escrito imenso e isto foi-se abaixo!!!!....:((
    Estive só a ver fotos e legendas, pois a curiosidade é mais que muita, e só depois irei ler tudo com calma.
    Quero saber se gritaram BRUTAAAAAALLL!!!!...,quando chegaram lá cima ou se as forças já não deram para isso!?!?... deve ser uma sensação magnifica, provavelmente aquele misto de nos sentirmos os maiores e em simultâneo pequenininhos perante tal grandiosidade... será uma coisa assim???.....
    Eu sinto mais uma vez que nos repetimos, pois os adjectivos começam a faltar para descrever tanto a beleza do espectáculo que os dois nos vão proporcionando, como a maravilha das fotos cheias de cores e cheiros que nos levam aí, um bocadinho, como que acompanhando essa aventura logo atrás!!!..;;).. eu sei que ela é vossa, mas no fundo, também é um bocadinho nossa!!!...;;))...nem que seja só pela força que vos vamos enviando, aquele apoio que sabem terão sempre!!!!
    Por aqui já devem imaginar como é... as saudades mais que muitas... e o eterno aguardar de notícias fresquinhas!..
    Mil beijos e abraços do tamanho do mundo para os dois...e até dia 1..espero!!! ...falar, claro!!!
    CARPE DIEM!!!!  

  3. # Anonymous Anónimo

    PEDRO
    30 de Abril de 1979,a Titi festejava os seus 23 anos,jantarada no então restaurante Bacalhau,a Dr. Anete confirmava a chegada do bébé para meados de Maio,hum.....o pai trabalhava no Alentejo no filme da Solveg e lá fui eu mais o meu barrigão para o jantar.Boa comidinha,morangos com chantilly e champanhe.Noite dentro e apesar das insistências da Vóvó e tios eu resolvi regressar a casa sózinha.No dia seguinte tinha que ajudar o Bizarro a montar a exposição conjunta dele e do Pai.Deitei-me adormeci.Depois....acordei com umas doresitas?????Que será???Bem vou ler o livro que a Tia Françoise me tinha oferecido....Ai...são os sintomas de trabalho de parto....Bem ainda hoje não percebi a minha calma....tomei banho,verifiquei se a mala com a roupinha estava completa ,coloquei etiquetas nos quadros para a exposição para o Bizarro se entender e...subi a casa da Inha e Titi vôvô,telefonei á Paula Araújo para me vir buscar....."vou já, estive todo a noite a estudar".....Adormeceu e acordou ao meio dia.....bem ...tia Ana Maria, tio Mario,era preciso deixar a Sofia com os avós e...lá fomos,telefonar á Dr. Anete,feriado......1º de Maio.
    11h 45m nasceu.......Para uma mãe o momento mágico da vida,o mais bonito...o meu FILHO.Magia Alegria.A tia Ana Maria sempre ao meu lado, o Tio Mário a controlar os cuidados da enfermeira e médico com o recém nascido.
    PARABÈNS meu FILHO GRANDE.
    Vamos tentar falar ,mas se não conseguirmos, aqui fica um bocadito da tua história e como dizia alguém,tudo o que se faz com Amor é retribuido com Amor.Um "XI-CORAÇÂO " muito,muito apertadinho e cheio de saudades.Se estiveres feliz eu estou também.  

  4. # Anonymous Anónimo

    Grande Pedro...

    sabedo que dia é hoje, fui levado pelo tempo e dei por mim a ser transportado para o ano de 1997. Epá vendo bem isso já foi à 10 anos... na primeira festa de anos que eu celebrei do Pedro Pimentel... depois de uma subida feita a pé pelo meio da muita lama que existia na famosa "rua da Gandara" em Coja...sim a pé, pois os carros não a conseguiam subir!Nós muito putos, com poucas estórias em comum, mas as poucas já ligadas por sonhos e paixões em comum... Contigo Pedro, foi "amor à primeira vista"...sabes disso e passados estes anos todos, o sentimento que nos une nunca fez tanto sentido. Quem diria estarmos como estamos à 10 anos atrás? Tinhamos muito sonhos, projecções, planos... mas estavamos longe de imaginar as nossas vidas tal como são hoje... Daquela casa onde tão putos começámos por partilhar aquilo que verdadeiramente se chama amizade... Vou tentar falar contigo durante o dia de hje...n sei se conseguirei, mas não me esquecio de ti... isso não. Não tens hipótese e aproveito para nestas palavras te enviar um abraco muito, muito apertado... Parabéns meu amigo... irmão que resolvi "adoptar"... Sinto a tua falta: os quilómetros separam-nos... não o mundo... porque esse é o mesmo. Também não nos separam as paixões, os sonhos e o facto de acreditarmos neles. Não nos separam as recordações, momentos, aventuras e desventuras vividas no passado... E acima de tudo, não nos separa o nosso amor,fruto da nossa enorme amizade, a falta de um abraço bem apertado, as saudades...ah saudades... hoje então batem mais que nunca... e irão fazer todo o sentido no dia do nosso reencontro...Fazes anos... Parabéns meu amigo!! E vendo bem... é mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa... OLHA.......... como daqui aí... e vê bem... neste momento não sei aonde tu estás... fica bem fica feliz...

    Flopes  

  5. # Anonymous Anónimo

    ...;););)...tinham que ser as "Mães" as primeiras a vir por aqui, dar os parabéns ao "menino"!!!!!...;))
    PARABÉNS BABY!!!!... ADORO-TE!!!!
    .... e tenho saudades!!!...
    Espero que HOJE seja um DIA "DAQUELES"!!!... Especial!!!...;) presumo que desde que sairam daqui, todos os dias passaram a ser mt especiais, mas o de hoje têm que procurar que o seja ainda mais!... sim... porque não é sempre,nem qualquer um, que tem o previlégio de festejar um aniversário por terras sul americanas e nas vossas condições!.;;))...
    Mil beijos e um abraço "dos nossos" !!!...;)

    PS: Menina Miminho... hoje tens que multiplicar todos os teus mimos, carinhos e atenção para ele!.. Dás os teus, os meus,... os nossos!!!...
    e....
    FAÇAM O FAVOR DE SER FELIZES!!!!  

  6. # Anonymous Anónimo

    hahahah mas afinal há cerveja :P

    puto parabens :)

    gostei das fotos tao brutais espero k a viagem esteja a ser brutal ( :) pelo menos do nosso lado parece)

    bem, siga k depois tens buéeeeeeee para contar.

    Abraços,
    Pedrito  

  7. # Anonymous Anónimo

    Grande Bro!!
    Como é obvio este dia nunca é esquecido nem passado em branco!
    Não faço a minima ideia de onde andam voces, mas aposto que melhor do que eu estão de certeza... Nesta cidade, tinha que estar a chover "a potes"... resumindo, está a chegar a Queima... conclusão, --> Chuva!!! :(

    Pois é, so quero que tenhas o dia mais feliz, com boas companhias (que tens de certeza), uns copitos e tal!!

    Abração grande aki do Bro e primo que te curte bué!! PARABÉNS! =)

    Beijinho grande pa ti tb Fi, eu nao me esqueço! :P

    Hasta Siempre!  

  8. # Blogger Unknown

    Pedro, um grande beijinho de parabéns !!! Temos acompanhado o teu blog ...As fotos são espectaculares e as decrições bastante engraçadas ... Esperamos que esteja tudo a correr melhor do que aquilo que previam! Pelas fotos dá-me ideia que sim... Beijos neste dia tão especial dos primos Mariana, Gustavo ,Cristina e Rui.  

  9. # Anonymous Anónimo

    Parabêns Pepi! Parabêns!
    You genius!
    Mais um anito dos muitos de aventuras que te esperam. Tenho acompanhado tudo por aqui. Não perco pitada. Todos os dias passo para ver se há novidades. Tu és o meu 'Marco Polo', as tuas aventuras fazem-me sonhar. Ás vezes, num ataque de loucura até tenho vontade de fazer qq coisa parecida. Depois passa... lol. Ainda não é desta que me vou meter num avião para andar de lá aos saltos. Só queria mesmo desejar um feliz aniversário e dizer-te que te adoro. Tenho saudades. Espero que tudo corra bem, contigo, convosco. Kiss kiss  

  10. # Blogger José Maria Pimentel

    A tia Marilia,tio Zé,Laurent e Paula,João Manel e M. João,Vóvó,tia Ana Maria,Cristina prima,telefonaram a desejar parabéns. Acabámos de brindar com champanhe, do bom e do melhor, ao nascimento da Vitória, que vai passar a fazer anos no mesmo dia que tu, porque nasceu hoje, filha da Luísa e do Juvenal.
    Coincidências...diz a Mãe.

    Agora...diz o Pai:
    A Mãe aqui o lado diz: Então, e tu, não pões nenhum comment para o dia de anos!? e eu digo: Sei lá, acho que não...e já tenho vontade de escrever qualquer coisita. Já tinha esta madrugada quando acordámos com o teu telefonema.
    Foi mesmo fixe aquele sobressalto de sono e a tua voz do outro lado numa ânsia de falar e de contar. Acho que quase não disse nada e sobretudo te ouvi e...percebi essa ânsia de mais aventura ainda, que se vive por essas bandas. Numa de pai careta devia ter-te berrado: Volta mas é pra casa que já curtiste que chegasse e a hora de trabalhito de gente normal está à vista! Mas...como sei, que essa hora acabará por chegar de qualquer forma e não tenho que ser eu a pôr-ta diante dos olhos porque a vais ver muitas vezes, não disse. Depois fiquei a pensar que vocês estão a fazer imensas coisas que eu gostaria de ter podido fazer, (não estou a queixar-me, não calhou simplesmente),e que é mesmo fixe ser um filho a fazê-las. Se fosse um outro era outra coisa. Assim, é um bocadito de mim que atravessa o atlântico à vela se vier a acontecer. Se não vier a acontecer, é fixe na mesma, porque o sonho existiu e simplesmente não foi possível, mas foi tentado. E pronto, podia continuar a escrever toda a noite, porque só custa é começar...fica um beijo do tamanho do Oceano, para os dois, sempre. Cá esperamos mais uns "fotões" para me roer de inveja por não estar com a máquina ao lado a dar umas dicas.
    Fixe também é ler os comentários dos vossos amigos que não vos têm deixado no silêncio. HASTA...  

  11. # Blogger Unknown

    O meu irmão já me tinha dito q tinhas as tuas aventuras na net e ontem, por ser o teu aniversário, resolvi ir à procura, demorei um pouco a encontrar mais lá consegui.
    Estive com o Anércio e falamos de ti mas ele não me contou do blog.
    Pelo que vejo estás bem (de saúde e acompanhado).
    Tens conhecido lugares fantásticos dá para ver pelas fotos, estás a fazer com que toda a gente que lê o teu blog tenha vontade de tirar umas férias e parta para esses sítios. Até eu que normalmente estou sempre longe em trabalho e nas férias só quero ficar na minha maravilhosa Anseriz:)
    Estive a lêr o comentário do Anércio e apercebi-me do tempo que já passou desde que nos conhecemos e o que fomos fazendo juntos nestes anos que foram passando.
    Grandes aventuras.
    Espero q continues sempre a curtir a vida como só tu sabes.

    Muitos Parabens

    Grande abraço e beijo

    Do Artur e Sofia  

  12. # Anonymous Anónimo

    Olá!!!!

    Como está td por essa lado do mundo?? Sim, pq eu já regressei a este lado do mundo, eheheh!!!

    Olhem, não demorem mt a voltar.... por melhor que sejam as viagens, o melhor de tudo é voltar a casa e ver que td continua no mesmo sítio, como se nós nunca tivessemos saído.... é bom sentir isso!!!

    Pois bem, ontem pensei em ti pedro muitas vezes, e queria vir aqui deixar-te uma msg de parabéns, mas agora c os preparativos do casório ficamos sem tempo p nd...

    Espero que tenhas passado um dia de anos brutal!!! E único!! No ano passado tb festejei o meu aniversário desse lado do mundo!!

    Muitos beijinhos p vocês e divirtam-se! Eu por cá vou continuar a acompanhar as vossas aventuras!!!

    Beijinhos grandes  

  13. # Anonymous Anónimo

    Ai o ca..tano!!!
    Fonix eskeceuse-me a cena dos anos :( mas komo mais vale tarde k nunca aki vai um gande abraço cheio de amizade po "cromo" :)
    Vejo k continuam a darle kom alto lume komo seria de esperar!
    Akele grande embrasse e mil jokas pa Fia!

    Fikai kum Deus e até logo!!

    André

    PS: Ç a vida alguma ves vos virar as costas.....pá.. apalpem-le o cu!!! ;)  

  14. # Anonymous Anónimo

    Pedrinho,
    Eu sei, o aniversário foi há 4 dias atrás (shame on me...), mas espero ir ainda a tempo de te dar um grande beijo de parabéns!! Gostei de ver as últimas fotos "peruanitas" já que reconheci sítios por onde também já passei ; ) Desejo-te um ano muito feliz! Bjo gde da prima Susana  

  15. # Anonymous Anónimo

    Então malta louca daí?
    Novas de vossas pessos, porque são essas que me fazem bem...
    Beijinhosssssssssssss  

Enviar um comentário







Search

Google

*NóS*

Cool Slideshows


Apoios





Que é Lomografia????







  • "Puto" Maria Joao Oliva
  • Paula Monteiro
  • Tiago Pedrosa "Brilhante"
  • José Maria Pimentel
  • Tiago Pedrosa "Brilhante"
  • Paula Monteiro
  • Tiago Pedrosa "Brilhante"
  • Silvina Dias
  • Manuela Filipe
  • Ana Maria Alte da Veiga
  • Silvina Dias
  • "Puto" Maria Joao Oliva
  • Pedro Carrilho
  • Paula Monteiro
  • Manuela Filipe
  • José Maria Pimentel
  • "Puto" Maria Joao Oliva
  • Diane Frade
  • Pedro Carrilho
  • Ruizao
  • Ana Claudina Santos
  • Silvina Dias
  • Paula Monteiro
  • "Puto" Maria Joao Oliva
  • André Leal "Lhé"
  • Manuela Filipe
  • Paula Monteiro
  • "Puto" Maria Joao Oliva
  • Ana Maria Alte da Veiga
  • Daniela Pimentel
  • Paula Monteiro
  • Silvina Dias
  • Paula Monteiro
  • ¨Master¨ António Lopes
  • Francisco Filipe ¨Bro¨
  • Bernardo Rodrigues ¨B¨
  • ¨Master¨ António Lopes
  • Francisco Filipe ¨Bro¨
  • Filipe Lopes
  • Manuela Filipe
  • Silvina Dias
  • Marco "Magé"
  • Sérgito "Iguana Man"
  • Marco Nascimento
  • Pedro Vale
  • Jaimito Santos
  • Raul Campos
  • Jaimito Santos
  • Alexandre Perdigao
  • Telmo Ferreira S.
  • Sérgito "Iguana Man"
  • José Maria Pimentel
  • Silvina Dias
  • Silvina Dias
  • Durval Dias
  • Silvina Dias
  • Silvina Dias
  • Sérgito "Iguana Man"
  • Manuela Filipe
  • Silvina Dias
  • Silvina Dias
  • Manuela Filipe
  • Durval Dias
  • José Maria Pimentel
  • Durval Dias
  • Durval Dias
  • José Maria Pimentel
  • Manuela Filipe
  • Telmo Ferreira S.
  • Durval Dias
  • Manuela Filipe
  • Miguel Jordao
  • Durval Dias
  • Manuela Filipe
  • José Maria Pimentel
  • José Maria Pimentel
  • José Maria Pimentel
  • José Maria Pimentel
  • José Maria Pimentel