Patrocìnio Eurolist: Marco Nascimento


Mercado Central de Cusco - Peru

16 Abril


Quando entramos no mercado de Cusco,temos a sensaçao que é um mercado um pouco montado a pensar nos turistas... Uma vez que fica muito perto da Plaza de Armas e é um bom sitio para se conseguir fruta e sumos naturais... A sensaçao, vem do facto de se verem bancas bem organizadas, brancas, com os produtos muito bem expostos. A limpeza de moderada a alta.Nao se avistam bancas "vende tudo" e parece existir uma ordem lógica: as frutas,os vegetais, os queijos,os secos, os talhos, as roupas e os costureiros, o artesanato e os materiais para o artesanato. Tudo separado por secçoes.
Sendo o mercado extenso, e o fascinio exercido por todos os produtos até metade da entrada grande... poucas pessoas passam para além da metade do mercado. Para além disso, existe uma parede enorme que,de longe e de muito perto, causa a sensaçao de que o mercado acaba ali.
Perto da parede, é a zona underground do mercado... ou a mais ou menos... depois de vermos a outra metade...
Perto daquela parede, estao as bancas do Pau Santo, dos pacotes feitos para ofertas à Pacha Mama (terra mae), dos incensos naturais, das sementes e ervas secas para cada mal do organismo... e de todo o tipo de droga natural e alucinogénica que as terras por aqui produzam. Preparadas, em pó, em folhas, ou cacto, ou raíz, ou semente. Forte ou pouco forte. Dissimulado para passar no aeroporto, nao dissimulado.
A esta secçao vao turistas mas, sobretudo, locais. Já começa a impor um certo respeito... Embora a naturalidade de movimento dos cusqueños se conserve nesta secçao.
Perdendo os olhos em algas e ovas secas, descobrimos a passagem... Olhamos uma vitrine onde se vendem poçoes para quase tudo. Esticamos um pouco mais os olhos para cima e espetamos a vista em cima de fetos de alpaca, secos, pendurados... Sao ofertas para a Pacha Mama. Queima-se, juntamente com os pacotes que vimos antes. Os bonitos. Os que estavam do outro lado.
Entramos no universo paralelo do mercado de cusco. Ras vivas, mortas ou esventradas, tudo ao monte. Ah! Aqui está a desorganizaçao organizada por cheiros e cores misturadas a que estávamos habituados nestes mercados!!! Os famosos "vende tudo".Um corredor de "talhos"... com cabeças de boi sem osso, poisadas como um saco vazio, alinhadas em fila e a pingar. Gorduras secas e penduradas (sem moscas mas com odor), um balde cheio de tripas (nem todas bem lavadas) e um cao a lambe-las... Há que enxotá-lo para tirar um kg delas, que é o que a cliente quer. Ao lado, as bancas de comida cozinhada.
Assim começou o festival para os sentidos... um mercado forte, o do outro lado. O das essencias para bruxarias, o dos cheiros de um fétido nao normal... um fétido oriundo de estranhas coisas e seres que por lá se vendiam...
Perdemo-nos no mercado, e encontrámos um mundo.


Uma das várias crianças que vimos a brincar com um saco de plástico cheio de ar. Só isso! E isso já é muito para estas crianças!

Pequena banca/mercearia repleta de cores. Aqui os preços sao bem mais modestos e ainda assim sempre susceptíveis de serem negociados.

Saladas de fruta e outras guloseimas prontinhas (nao sabemos é hà quanto tempo!!) para satisfazer a gulodice dos traseuntes.

Mais uns espécimens das gulodices típicas.
E esta contruçao... Sugere-vos alguma coisa suas mentes perversas!?
Bancas dos sumos. Neste caso a festa já é outra, e dentro do que nos foi dado a ver e provar, aqui o sumo é preparado na hora com frutas super suculentas e a um preço irrisório. E é nada mais nada menos do que delicioso! Dá mesmo vontade de contratar uma senhora destas lá para casa só para nos fazer sumos durante o dia todo!

Queijos e cogumelos... "Levese mamita!", "Quanto quer pagar?"

E as crianças vivem e olham pelo meio de este amontoado de formas e cheiros mais ou menos nauseabundos.

Pao de passas... mas só com 3 passas para um diâmetro de uns 60 cms! E dizem que nao se estraga... Comprovámos que pelo menos dura mais que os outros!
Secçao "junto á parede". Com um porquinho a disfarçar aqui consegue-se comprar a chamada Ayhuasca, Yahe ou tb chamada de remédio sagrado. Prontinha! Depois é preciso ter a ousadia ou estupidez para a tomar sem a orientaçao de um Xama(n)!

Aqui, os ofícios aprendem-se desde muito pequenino.
Desculpem as fotos nao rodadas... Mas estes fetos de lamas tinham mesmo de constar!
Narizes de vaca... Sem comentários! E melhor ser sem cheiro!

E no meio de um mercado fervilhante... A pobreza... Sempre a pobreza!

Etiquetas: , , , ,

5 Responses to “”

  1. # Blogger mia

    Beeeeem! Vocês meteram aqui tanta coisa nos últimos tempos que parece que quem anda a viajar e sem acesso à internet somos nós!!
    Adorei todas as novidades :). Sobretudo a história do vosso amigo motard! E andei eu a perder não sei quantos meses para me meter em cima dela... :D

    Olhem lá... isso não vai lentinho? Assim, digamos, em termos de percurso previsto? :P Custa, não é?? Passar a correr, sem tempo para absorver todos os pormenores. Pelo menos ao avião tentem chegar, que o pessoal já tá cheio de saudades!

    E olhem, por falar em saudades, ontem fui FINALMENTE matar as minhas saudades de tocar nas nuvens... que booooooooom! CINCO saltinhos em Proença. Um dia lindo.. com uma chuvada pelo meio mas que depois trouxe novamente um fim de tarde perfeito para o ultimo load... daqueles de abrir e gritar: ISTO É TÃAAAAAAAO BOOOOOOOOMMMMM!!

    Agora a parte surpresa: (estás preparado, mano??) Adivinha com que asa andou a tua manita a saltar??
    Siiiiiiiiiiim! Com o paraquedas mais lindo do mundo: o teu! Ou melhor, o do franky! eheheh!
    A Mia de 170 pela primeira vez na vida e a curtir milhoooooes!
    Foi assim.... per.fei.to.
    E mais: o Faustino deu-me as primeiras lições sobre largadas e fui eu a dar-lhes a ordem de saída em dois voos (o primeiro correu melhor que o segundo! l0l no segundo ele tinha dito que ia quando eu dissesse, mesmo que estivesse fora de zona, para eu sentir o peso da responsabilidade, mas depois arrependeu-se!l0l Porque eu o mandei sair demasiado cedo e se ele tivesse saido não chegava lá :D). E mais (sim, foi um dia cheio de novas experiencias), foi a minha primeira vez em saltos baixos, o que também foi giro e deu para conversar um bocadinho com o meu novo parquedas (ok, não é meu, mas naquele dia foi!).

    E pronto. Hoje estou de volta a Aveiro e ao meu estirador. Este bocadinho para dar novidades tem de acabar... porque design estrategico está à espera.

    Beijos muuuuuuuito grandes para os dois. Até já ;)!  

  2. # Anonymous Anónimo

    ciao!
    posso dizer que vi as coisas um pouco a pressa , mas vai chegar o dia...
    pois esta nao e a primeira vez que estive a tentar deixar um comentario, mas isto de internet tem problemas por todo o lado!! um dia destes espero falar com voces dos dias passados, pois nao ha tempo para tudo e existe sempre alguma coisa que fica por dizer! eu tambem nao tenho andado muito atento ha internet, e acho que so quando voltar a um cantinho mais tranqui e que eu vou por as coisas em dia! vejo que as coisas vao correndo pelo melhor! nao sei como esta tratado o vosso diario, mas espero que me deixar dar uma olhadela ao original! o que viveu os dias junto a voces! e nao o possivel livro que pudera sair dele! boa continuacao!
    Gosto muito de voces!! eu sei que sabiam!! mas eu gosto de dizer isto aos meus amigos mesmo sabendo que eles sabem!!
    salut de um tuga por italia!!ainda!!  

  3. # Anonymous Anónimo

    Bom... os meus kridos andam a dar-lhe com alma!!!!!... venho eu aqui p ler melhor as últimas... e levo já com uma carrada de novidades!!... continuem.. pq é assim q eu gosto! Mais uma vez adorei!!... Principalmente as cores... mas tb as vossas escritas!!..Levam-nos aí com a maior facilidade... e, lá vem aquela vontade de ir ter convosco...;)
    Fico à espera de mais "nouvelles"!!
    Beijoooooooooooooooooos  

  4. # Anonymous Anónimo

    Hoje estou no faz de contas, inventei de inventar mesmo(...como diz o Chico Buarque, estas palavras não são minhas, nada de confusão, só que se aplicam aqui e agora muito bem...)também estou nesse mundo de cores e sabores, não consigo é decifrar bem de que fruto é o sumo mas é bom....
    Continua com o teu tão fácil descrever, contiua a levar-me pela mão contigo...( já que não pode ser de outra maneira), contiuem com as fotos.
    beijocas para os dois.
    Silvina Dias  

  5. # Blogger José Maria Pimentel

    Desta vez estou atrasado em deixar qualquer coisa por aqui e nem sei bem porquê. O tempo passa mesmo!
    Gostei de ler o que a Mãe da Sofia escreveu.
    Vocês devem curtir milhões sentirem uns pais destes a empurrarem-vos na aventura! Somos os maiores, digam lá. Mas vocês merecem que sejamos assim um bocadito "pró babados" e, afinal, estão a cumprir com o que nos prometeram.
    Foi mesmo fixe, oh Cromo, apanhar-te há dias no Skype. Só que entretanto agora ando à espera de ver mais coisas no Blog e...nada. Então? o jantar para onde iam continuou para paragens sem net?
    Graças ao Plaxo, e não fosse esquecer-me, fui avisado de que o Cocas estava quase a fazer mais um anito! Tasse a ficar um homem! Vou ter que deixar de dizer "os miudos"!!!
    Olha, para a próxima tenho de ouvir a voz da tua Fi. Até parece que não lhe ligo e falo só contigo e mesmo assim, a correr. Vou preparar um mail com umas fotos para te fazer concorrência e sentirem um pouco que "Isto" ainda existe.
    Beijo grande para "Los Dos"  

Enviar um comentário







Search

Google

*NóS*

Cool Slideshows


Apoios





Que é Lomografia????







  • "Puto" Maria Joao Oliva
  • Paula Monteiro
  • Tiago Pedrosa "Brilhante"
  • José Maria Pimentel
  • Tiago Pedrosa "Brilhante"
  • Paula Monteiro
  • Tiago Pedrosa "Brilhante"
  • Silvina Dias
  • Manuela Filipe
  • Ana Maria Alte da Veiga
  • Silvina Dias
  • "Puto" Maria Joao Oliva
  • Pedro Carrilho
  • Paula Monteiro
  • Manuela Filipe
  • José Maria Pimentel
  • "Puto" Maria Joao Oliva
  • Diane Frade
  • Pedro Carrilho
  • Ruizao
  • Ana Claudina Santos
  • Silvina Dias
  • Paula Monteiro
  • "Puto" Maria Joao Oliva
  • André Leal "Lhé"
  • Manuela Filipe
  • Paula Monteiro
  • "Puto" Maria Joao Oliva
  • Ana Maria Alte da Veiga
  • Daniela Pimentel
  • Paula Monteiro
  • Silvina Dias
  • Paula Monteiro
  • ¨Master¨ António Lopes
  • Francisco Filipe ¨Bro¨
  • Bernardo Rodrigues ¨B¨
  • ¨Master¨ António Lopes
  • Francisco Filipe ¨Bro¨
  • Filipe Lopes
  • Manuela Filipe
  • Silvina Dias
  • Marco "Magé"
  • Sérgito "Iguana Man"
  • Marco Nascimento
  • Pedro Vale
  • Jaimito Santos
  • Raul Campos
  • Jaimito Santos
  • Alexandre Perdigao
  • Telmo Ferreira S.
  • Sérgito "Iguana Man"
  • José Maria Pimentel
  • Silvina Dias
  • Silvina Dias
  • Durval Dias
  • Silvina Dias
  • Silvina Dias
  • Sérgito "Iguana Man"
  • Manuela Filipe
  • Silvina Dias
  • Silvina Dias
  • Manuela Filipe
  • Durval Dias
  • José Maria Pimentel
  • Durval Dias
  • Durval Dias
  • José Maria Pimentel
  • Manuela Filipe
  • Telmo Ferreira S.
  • Durval Dias
  • Manuela Filipe
  • Miguel Jordao
  • Durval Dias
  • Manuela Filipe
  • José Maria Pimentel
  • José Maria Pimentel
  • José Maria Pimentel
  • José Maria Pimentel
  • José Maria Pimentel