Em Huaraz tb reinam um tipo de mototaxi mais humilde! É do tipo pedalotaxi!!Logo pela alvorada!
Tinhamos que partir ás 6h30 de Huaraz, para começar a caminhar cedo... mas o autocarro estava avariado. Depois arranjaram substituto... mas depois nao havia condutor... entretanto eram uma 10h30 e nós no mesmo sitio... Arrancámos de combi... Escusado será dizer que o primeiro dia se foi ao ar...
Nós queixamo-nos dos pés com sapatilhas detopo... E os gajos caminham pela montanha montados nestes chinelinhos!!! Claro... Nem todos!!
Este foi mais um fotao meio falhado meio acertado... Máquina saida de rompante da bolsa e o disparador a funcionar...
Em Yungai (a tentar chegar ao sitio de inicio da caminhada... foi um longo dia...) estivemos numa feira impensável... Nao vimos um único turista... e tivemos direito a tudo! Sapatos, fruta, peixe seco, vegetais, folhas de coca, milho frito, assado... Tasquinhas, roupa, sandálias, cadernos, lápis de cor, marcadores, cola tudo, autocolantes variados... Um festim em que nos lambusámos e deliciámos!
Como o Pablito já nao cabia lá dentro... Foi ao frio cá fora! Lol Por dentro é assim....
E quando nao se acredita mas se chega a ver... Ficamos assim.
13h47min
Estamos em Yungai. Aproveito para escrever meia ás pressas porque nao me parece que nas próximas horas vá conseguir.
Estamos cada vez mais fundo na Cordilheira Branca, num combi que nos vai levar sacudidos montanha acima, durante 3 h, até Vaqueria.
A nós e a mais gentes de cá... camponeses, velhos, professor (há aqui um professor todo direitinho). Nitidamente um número de pessoas bastante superior ao indicado para uma carrinha destas, numa estrada de montanha.
As cortinas da massacrada carrinha estao presas com cordino. O rádio vomita musica andina. Agradável, com toque exótico. Foi o que pensámos a primeira vez que a ouvimos. Dentro de uma carrinha destas, com todo este cenário de corridas para carregar malas e empacotar gentes onde elas nao cabem, com todos estes trajes, lingua, sotaque quechua, montanhas à volta... A música dá o toque final. O elemento que falta para nos sentirmos nao dentro do filme, mas o filme!
13h55min
Já me encontro confinada a um espaço mais reduzido. Totalmente entalada num cantinho. Felizmente com uma janela aqui mesmo alcance dos meus pulmoes que, de vez em quando, insistem em lembrar-me que tenho algo parecido a asma. O Pedro espreme-se para guardar e defender o seu lugar de frente para o corredor do mini-autocarro improvisado. Os joelhos nao perdoam... os meus também nao... mas as pernas dele sao maiores.
14h00
As pessoas continuam a subir a bordo. A verdadeira viagem da loucura. Já fiz viagens totalmente disparatadas no que toca a condiçoes do meio de transporte e à quantidade de pessoas... e nao sou, de todo, o tipo de pessoa dificilmente impressionável com histórias destas. Mesmo que eu seja parte da história... mas esta... parece-me que vai bater muitos records pessoais. É uma grande, grande, grande, grande máquina, esta carrinha toyota hiace.
Estamos 16 pessoas, mais cargas em cima, mais as cargas delicadas, que vao aqui mesmo dentro. Ainda existem dois lugares livres. Estamos 3 pessoas no banco de tras... a sra que aqui falta está, neste preciso momento, a tentar entrar e colocar-se aqui atras...
"Já estamos bem apertadinhos", diz o Pedro. "Vamonos papi!"... Clamam as gentes... E vamos. Estamos a andar! A carrinha mal se mexe para subir... pronto, já nao consigo escrever mais.
E foi assim durante 3h e meia bem medidas.
19h59min
Estamos dentro da tenda debaixo de chuva cerrada. Chegámos muitissimo tarde à zona de inicio da caminhada. Começámos a caminhar ás 17h30 (mais coisa menos coisa, nao importa... era bastante tarde... ás 14h00 já era bastante tarde).
Etiquetas: América do Sul, Caminhada, Huaraz, Montanha, natureza, Peru, Santa Cruz Trek, Viagem
Humm...!
Boa...boa disposição, fotos de paisagens e locais espectaculares...aventuras incessantes... Just keep it like that.
Abraço.
Bom... essa Hiace deve bater o record daquele mini a que fazem publicidade!!!...;)).. pela descrição tão completa dou comigo a imaginar quão bons odores devem pairar por aí!!!.. ainda por cima tudo bem "entaladinho" pra não terem frio!!!... e sempre a abrir!!!!...;) ganda malucos!!!!...mesmo de olhos fechados não sei se aguentaria!!!... mas... ainda bem que vem sempre aquele "valeu a pena"!...
Mil beijos cheiinhos de saudades
Estoy encantada! Estou a ver que estão a adorar, aproveitem ao máximo. Beijos
Beijocas e nunca pior!!!
Estou a trabalhar e nao me posso alongar!!
Fiquem bem!!
Hasta!!
hihihihihihihi Vocês é que curtem! Ainda estou vivo, e pelos vistos vocês tb :P! Como sabem sou um gajo pobre, mas o patrocinador oficial da família Dias já tratou da Eurolist. Nhanha beijinhos e para o Pedro um abraço ;)