Puerto Montt
A Patagónia... Ah Patagónia!!!!
Nao sei se dos livros de romance lidos, se dos cientificos, se das fotografias... Tinha o imaginário povoado de mil e uma ideias sobre este pedaço de terra a sul... Entrar nele durante o inverno, parece que ainda lhe dá mais magia.
As cores, os cheiros, as pessoas, a vida... Patagónia. Aqui estamos. Na fronteira norte, mal entrámos ainda... O mau tempo (ou o tempo normal...) nao nos permitem fazer quase tudo o que é possivel fazer por aqui... ainda assim, a emoçao de estar aqui, de nos sentir aqui... é dificil de descrever. No meio de um português tao rico em termos bonitos, expressivos... faltam as palavras para descrever, convenientemente, o que se sente por aqui, no meio de estes ventos frios.
Entrar no mercado e... ver mariscos por todos os lados. Ouriços, mexilhoes, ameijoas, ostras... outros que nunca tinhamos visto. Pescadores, com as maos curtidas pelo frio e pelo mar, a reparar redes, a limpar ouriços, a escolher mexilhoes... Tudo em cima de um chao que é feito de conchas. No meio de um frio que é feito de lendas, do qual só tinhamos escutado muito remotamente.
Aqui ao canto, um aplauso para as mulheres portuguesas, que sao bonitas... No meio de gargalhadas que expulsam vapor de bocas e narizes.
Sente-se algo aqui para baixo. Algo muito mais grandioso que o frio, algo muito mais forte que conto de fada.
Vou tentar organizar os sentidos e as palavras, por os sentimentos em ficheiros e tentar expulsar um texto com pés e cabeça... Para uns tempos próximos... Prometo que vou tentar... Porque, para já, nao consigo. Apesar de ainda nao termos entrado no coraçao destas terras, de ainda nao termos ido a nenhuma aldeia pequena e abafada pelo frio... Já estamos a explodir e... para mim, nao está fácil. Só sai uma emoçao forte, um turbilhao forte que sufoca.
Mais um cemitério de comboios...Este mais "sofisticado".
Mais uns caes "gavabundos"... Sao, de facto, muitos...
Olá Mundo!!!! Desde a Patagónia!!!!!!!
No Chile, têm mesmo a tradiçao do xadrês... Com tabuleiros gigantes e peças... estranhas! Olhem só a rainha que encontrei a gelar ao frio!!!!!
O mercado de Puerto Montt é qualquer coisa de fantástico... Um mundo de cores e cheiros que nos sao estranhos... quase se sente mistério!
Mais uns... É que sao mesmo todos queridos!
Na Patagónia míuda! Oh yeah! Vamos até ao fim do mundo?
O porto, o mitico porto, de Puerto Montt.
Os barquinhos todos à espera... É que, por aqui, o barco dá mesmo jeito para navegar de terra para terra, entre os canais dos icebergs!
Uma praia com chao de conchas de todos os mariscos... Onde encontrámos alguns pescadores a reparar os barcos.
O tempo come e revesa as embarcaçoes, neste porto com tantos séculos de histórias para contar.
Mais um... Este ía bem metido com os seus pensamentos, quando se espantou com a objectiva!
O barco!!!!! O barco que queríamos apanhar até ao fim do mundo!!!! Nós vimo-lo!!!
As construçoes, de madeira... O passar do tempo, por aqui, com calma... de quem já sentiu tudo... sem, no entanto, ter visto tudo.
Mais uns "gavabundos" descontraídos! Frio?! Eles riem-se do frio!!!
Puerto Varas... O passeio de hoje à tarde. Uma vilazinha simpática a 20 min de Puerto Montt. Uma delicia, com lago e vulcao ao longe, a enfeitar!
O team condoriri a sacar um pedaço desta paisagem para rolos... para mais tarde revelar... glup!!! Já sao tantos!!!
Dá mesmo vontade... parar e respirar... O frio, torna-se secundário!
cerramos cuando nos vamos,
si vienes cuando no estamos,
es que no coincidimos.
PD: vivimos arriba, nos puedes encontrar siempre."
Vive-se descontraçao, por aqui!!!! Como se faz para ter um negócio destes?????
A catedral. Foi construída com base num modelo de uma provincia alema... Mas com madeira de cá...
Encontrámos nossa sra e uma pastorinha (nao sabemos qual)... Com bilhetinhos enrolados e tudo!
Etiquetas: América do Sul, Chile, Patagónia, Puerto Montt, Viagem
Não quero deixar passar a oportunidade de os felicitar pela viajem que estão a fazer. Só hoje tive conhecimento deste blog e, deixem que vos diga, É ABSOLUTAMENTE VICIANTE. Acho que já li a maioria dos posts... é fascinante. Depois do Gonçalo Cadilhe, vocês são os meus heróis viajantes lusos, e ainda por cima, se não estou em erro, do Distrito de Coimbra !!! :)
Continuação de boa viagem e boa sorte!!!