Santiago do Chile
Santiago... Nao era uma capital sul-americana? Santiago do Chile... certo? Os transportes publicos de uma cidade dizem muito... Esta, tem um metro super limpo, organizado e funcionante. Autocarros com mostrador digital, com paragens organizadas... Aqui, de facto, cumprem-se horarios. Os autocarros partem com exactidao ao segundo. A arquitectura, faz-nos esquecer que estamos algures neste continente. Nao esperavamos encontrar indios com penas na cabeca, nem, pobreza extrema... Nao somos sensacionalistas... mas algo assim tao... tao... Claro que ha os pormenores que nao enganam... que nos lembram que estamos onde estamos... ainda assim, sao discretos. Sentimos o gosto amargo de viagem acabada, em todo o esplendor que era de grandes diferencas para os olhos e olhares. Ainda assim, o nosso entusiasmo continua a dar cartas e... todos dizem que la para baixo, em pleno inverno austral, a coisa volta a ficar mais... "tipica".
Quem aterrasse aqui sem saber, confundiria muito facilmente esta cidade com Londres! Riam-se! Mas é pura verdade!
1 metro de uma organizaçao e limpeza impressionantes! Centros comerciais, bares, restaurantes carros e mansoes de luxo... Tudinho! Até o smog tem para dar e para vender! Por aqui e por ali... pequenos indicios que nos fazem perceber que nao estamos na europa!
Mas nao se deixem enganar! Santiago continua a ser América do Sul! Olho...
Os famosos "Carabineros" sao um dos indicios mais óbvios! Por aqui e por ali (nao tao frequentes como pelos outros países que percorremos!), vestidos como se ainda estivéssemos nos anos 60 ou numa banda desenhada do Blake & Mortimer, patrulhama cidade destoando numa paisagem de uma cidade do século XXI.
O Xadrez parece ser um dos jogos de adopçao nacionais! Pelas ruas encontram-se inumeros aglomerados e clubes de xadrez! Velhos, novos, mendigos ou filhos da alta sociedade... Todos partilham os tabuleiros pelas ruas!
A Cueca!
Parece ser uma das poucas ou única dança Chilena! O nome nao engana!
Damas e cavalheiros rodopiam num jogo seduçao empunhando uma "bandana" e trocando olhares sedutores.
Quanto à musica! Encantou-nos!
Até os mais jovens, sombrero na cabeça e esporas nos pés já dominam a arte de "engatar" o parceiro!
No meio de uma multidao entusiasmada, os mais "experts" vao encontrando parceiros no meio do publico. No fim do jogo, só um par pode ser cnsiderado o melhor!
Calle Paris!! A cruzar com a sua vizinha Calle Londres! Bem simpáticas por sinal! Mas com pouco mais do que aquilo que se vê na imagem para ver!
Encontrámos Jesus... Mas ele nao nos deu "abébias" e já nos preveniu!
Uma cidade de contrastes!
Grafitis um pouco por todo lado ornamentam uma cidade que pouco mais tem para lhe dar uma personalidade!
Cerro S. Cristobal. Um marco da cidade!
Nao fosse o nevoeiro, a vista seria sem duvida impressionante.
Até de teleférico andámos! Para aquele que conhecem a Mongie... Sao iguaizinhos aos "Ovos"... só que sem os suportes para os skis!
Deliciamo-nos num parque para criancas... Que nao tinha criancas.
E num jardim Japones... Que nao tinha muito de jardim Japones... Mas tinha a curiosa finalidade de confirmar a amizade entre os dois paises... Ironico... Tendo em conta o recente episodio das baleias. Vergonhoso. E ha quem diga que ainda acontece... Ainda existem baleias para isso?
Pequeno almoco na Praca de Armas.... Para grande espanto de quem passa e sob o olhar vigilante das pombas... que recolhem qualquer desperdicio que caia...
O guia nao deixa enganar... Somos turistas em busca de uma boa viagem menos custosa... Os precos no Chile, sao iguais aos nossos... alguns mais altitos... entao, o pao com manteiga e doce de amora pareceu-nos uma deliciosa opcao de deleite...
Etiquetas: América do Sul, Capital, Chile, Santiago do Chile, Viagem
0 Responses to “”