Patrocìnio Eurolist: Tiago "Brilhante" Pedrosa

Punta Arenas


"É aqui o Fim do Mundo?" Deste pedaço, pelo menos. Olhar o Estreito de Magalhaes de uma cidade que o imaginário deixou adivinhar muito mais bonita e mágica (e fria!) e encontrar uma tempestade... Interior. Uma tempestade de paz, mas com águas agitadas, enquanto se contempla um mar calmo.
"É aqui o Fim do Mundo?" De norte a sul... O norte ficou lá mais atrás, o sul... é aqui, agora. "É isto?" É isto!... Foi isto entao, uma história de Norte a Sul... Acabada, de sabor tuti-fruti... porque é o nome que se dá ao que sabe a muitas coisas ao mesmo tempo, com muitos sabores inimináveis que ficarao, eternamente, na lingua... na cabeça... no pulmao esquerdo... no direito... no coraçao... Que, nos seus momentos, foi um sabor tao cheio, tao grande, que senti as costelas alargar, muito pouco poeticamente mas com toda a urgência de espaço, para entar no peito mais um saborzinho.
No fim, soube a pouco. Já dizia o poeta: "Hoje soube-me a pouco"... e será sempre assim! Porque, mesmo no fim do mundo, há mais mundo! Mais gentes, mais culturas, mais terrenos e mil aventuras para sorver. Mil cores para acrescentar ao arco-iris tuti-fruti.
Mesmo nos momentos amargos, de frio, fome, perigo, perda... mesmo nesses momentos, os sabores tuti-fruti misturam-se com festas e explosoes na lingua, separam-se por todo o corpo em arrepios e... Zás! Mudam mais um neurónio. Alteram-no para sempre... P-a-r-a s-e-m-p-r-e.
"Entao é até aqui que os Mundos de Lendas chegam?"
"Por agora..." - respondeu-lhe com um murmurio. Sorriso de paz nos lábios (ligeiramente afastados, a deixar escapar o vapor da condensaçao), olhos postos no mar, no que ali chega... ao Estreito de Magalhaes ("Mas estamos mesmo aqui?"), filtrado por todos os glaciares de fim de mundo. Queixo enfiado na gola do casaco. Ombros levantados, para ajudar a aquecer. O vento vogava pelos cabelos e deixava o nariz vermelho. E as bochechas.
Os olhos brilhavam e pareciam falar. Sozinhos. Para o Mundo, para dentro, para fora. Só para os dois. Eles dois.
"Por agora, os Mundos de Lendas chegam aqui."
Um misto de realizaçao, pelo chao caminhado, experiências vividas, gozadas, sofridas... Pelo objectivo cumprido... Um misto de desapontamento... Aquele que nasce com todo o objectivo cumprido... Misturado com o de querer ver uma Patagónia sentida por romances longinquos de histórias fantásticas e poéticas. Misturado com a vontade de terras pequenas e pescadores fugidos ao frio de uma tempestade impiedosa... Daquelas que, dizem, se sentem em terras austrais.
Voltar, é uma palavra demasiadamente óbvia e consensual entre nós. Nao vale a pena ser dita. É obrigatório! Com tempo...
Entao é aqui...
Deixam-se estar, lado a lado...Nao se olham, nao se tocam, quase nao falam. Mas é como se se abraçassem fortes (os dois e cada um), nao parassem de se olhar e falarem ininterruptamente um com o outro. A agitaçao nas suas cabeças é tanta, que há luz ao seu redor.
Quando o frio se tornou imperdoável, houve um movimento e o despertar do transe. Olham-se. Sorriem. Riem. Abraçam-se. Beijam-se. Gritam. Filmam. Fotografam. Apanham pedras...
"Entao é aqui..."
Sempre para sul, até se nos acabar o chao... Daqui para baixo, só de barco... Acabou-se o chao...


A Reserva Florestal de Punta Arenas. Teoricamente, estaria fechada no Inverno... mas o Guarda Florestal achou piada ao facto de dois "malucos" quererem conhecer a reserva, mesmo que estivesse frio e os caminhos com neve... e nem falou nas palvras "fechado" e "pagar". Tivemos uma tarde com a Reserva só para nós!!!! E à borlix! Paisagens magnificas e, por fim, natureza... Já estávamos a começar a enjoar o turismo de cidade.

Um passeio agradável que...

Acabava aqui! O Estreito de Magalhaes ao fundo, com Punta Arenas e parte da Reserva Florestal.

Parecia um verdadeiro bosque de conto de fadas! Até princesas por lá vimos!

Até lá acima (a uns 20 min de Punta Arenas) tivemos de ir de taxi, o único meio de transporte existente para lá e para a estaçao de ski mesmo encostada (que estava fechada). Calhou-nos na rifa um taxista famoso. Um verdaeiro personagem que nos mostrou imagens da Irlanda, onde mora o seu sobrinho, e tinha o carro decorado com mil e um objectos de lembranças de todas as partes e mais alguma... Até deu direito a noticia no jornal local, o conjunto - taxi e taxista. Imperdivel.


Punta Arenas, nao é uma cidade bonita. Lamentamos... nao é. Nao fosse ter a localizaçao geográfica que tem... muito provavelmente, nao se ouviria falar dela. Em tempos, imaginamos que tenha sido um lugar mágico, encantado mas... A civilizaçao que ali se plantou, matou as tribus de indios que a natureza ali permitia viver, naquele clima extremo... Ao mesmo tempo que matou as baleias e extinguiu umas quantas espécies de aves marinhas. Depois, arruinou grande parte da natureza ali à volta... Agora, existem reservas naturais e cada vez neva mesmo... É da Patagónia que estamos a falar? Sim... daquela ponta da Patagónia, aquela que deveria ser um lugar remoto e quase virgem... É desse lugar que estamos a falar.

Alojamento no "quarto da criada" e com acesso a cozinha... Que os Chilenos em geral, e estes daqui em particular, sao loucos no preço que pedem por um prato de comida! Assim, tivemos os nossos sabores, com a musiquinha e o jogo de xadrês... E conversa com um paquistanês... Outro personagem!

Até te apagas com estes jantares!

Adeus Punta Arenas... A partir de agora... Sul.

Etiquetas: , , , ,

Patrocìnio Eurolist: José Maria Pimentel



Viagem até Punta Arenas

Uma curta e indolor viagem de... 30h... mas vale bem a pena e, além disso, quem corre por gosto nao cansa. O ditado é antigo, mas bem verdadeiro e bastante bem aplicado no caso.



Deixámos Puerto Montt. No horizonte vislumbrámos ainda os 3 vulcoes que rodeiam a cidade! Comecamos realmente a ter a visao idílica das paisagens patagónicas!! E estamos a caminho dela!


Pelo caminho... O autocarro nao pára... Mas os nosso olhos alimentam-se sofregamente de uma paisagem de sonho!


NEVE!!!! Tanta que até faz impressao. Esse efémero elemento que cada vez mais me atira para ele! Mais do que em qualquer outro lado... aqui damo-nos mais uma vez conta de que as coisas já nao sao o que eram! O aquecimento global nao pára!

Mas por aqui... Apesar de dizerem que já nao é o que era... Para nós ainda há de sobra!


Além do aspecto fabuloso para escalar, achámos piada a esta montanha com forma de cabeca de cao! Que vos parece?? Á Patagónia já se sente! Nos olhos, no cheiro, no frio... Apesar de nao estar nada daquilo que esperávamos.




E o pôr do sol... É um espectáculo repetitivo mas que nao deixa de nos surpreender... todos os dias...

Etiquetas: , , , ,

CENTÉSIMO POST!!!

Fazemos uma interrupçao nas nossas aventuras para... Vos agradecer. Porquê aqui e agora? Bom, o post numero 100 é um marco. A verdade, é que o fazemos todos os dias: agradecer-vos. Lembrarmo-nos de vós.
A todos os que contribuem para a Eurolist (a todinhos!!! a todos os eurinhos pequeninos mas tao grandes para nós!). Aos que nos lêm, aqui e ali, todas as semanas, todos os dias, várias vezes por dia. Aos fanáticos, aos interessados, aos malucos e aos que olham com curiosidade e nos chamam malucos!

Ás magnificas pessoas que nos deixam comentários!!! Porque nos fazem sentir lidos e, por isso, motivados para continuar este Mundo de Lendas. Porque nos deixam saber como estao, as novidades que têm e o que vao pensando das nossas peripécias! Isso, é impagável!

Em especial, porque nestas coisas há sempre quem vista a camisola, quem olhe o projecto e queira ajudar como se de seu se tratasse, à "equipa" que nos ajudou com a template do blog... Logo no inicio, quando andávamos ás voltas para meter o nosso querido cabeçalho, durante a viagem, quando nao conseguiamos por a cor desejada no fundo e a eurolist no seu lugar por excelência: no topo! Queremos que saibam quem nos ajuda!!! Entao, essa mega equipa: JP, Mia e Nigth. Obrigada/o malta!

Ao nosso "gabinete logistico"... Constituído de uma pessoa: António "Cigano", que ligou e massacrou as pessoas da TAP e da Agência de Viagens até nos conseguir mudar as datas das viagens por um preço razoavelmente justo (de luxo! tendo em conta o que nos pediram no inicio). Em La Paz e a tratar de resolver o problema do permisso de entrada no Chile, nao estavamos muito à mao da Tap... e ele tratou-nos do assunto como se fosse para ele!!!

A todas as pessoas que vamos encontrando pelo caminho (muitas delas nao entendem português... provavelmente passam os olhos e nem se vao dar conta) que substituíram as maos das nossas maes aqui e ali, que se aproximaram como amigos e nisso se tornaram, que nos incentivaram a meter em aventuras e nos disponibilizaram informaçoes preciosas para o conseguirmos fazer... Que nos acolhem em suas casas e nos fizem sentir um conforto que, aqui e ali, sabe bem e é impagável.

Enfim... a todos, todinhos!, e todas, todinhas!, que nos fazem sentir o coraçao bem cheio!!!

Nao se esqueçam: vao dando uma espreitadela aos temas da publicidade da página... Por vezes tem informaçoes bem práticas e interessantes. Uma amiga nossa já conseguiu marcar umas fériazinhas no Algarve por um preço bem catita!
Vao, também, dando uma espreitadela aos links do Mundo de Lendas! Há novidades interessantes.

Fia e Peter... A voltar do fim do mundo!!!

Etiquetas: ,

Patrocìnio Eurolist: Tiago "Brilhante" Pedrosa



De Partida... para sul???


Ora bem... Viemos até Puerto Montt porque as informaçoes eram que, só a partir daqui se podem apanhar autocarros até Punta Arenas, ou barcos, ou avioes... Depois da sondagem de custos, optámos pelo autocarro. Avançámos confiantes para o terminal de autocarros... notas na mao (algumas... porque aqui a brincadeira dos preços pequeninos acabou!) e sorriso na cara... Quando a sra da bilheteira nos informa: a estrada está cortada e os autocarros cancelados até daqui a uma semana. A dita sra esteve quase a sair do seu posto de vendas aquecido para nos segurar na mao e consolar.


Raios!!!!!!! Estamos quase lá e agora uma tempestade do inverno austral vai-nos aruinar o plano! Ainda por cima, uma tempestade do inverno austral!... A acçao toda a passar-se lá em baixo e nós aqui presos!


Optamos por esperar uns dias, podia ser que a tempestade acalmasse e.... acalmou!!!! Amanha, vamos entrar num autocarro que vai tentar chegar à ponta do mundo (pelo menos áquela a que se pode chegar sem barco...). Tentar porque... a tempestade acalmou, mas, para todos os efeitos, estamos em pleno inverno austral e... na Patagónia nao se brinca com o clima. Vamos ver se as tempestades feias nos perdoam mais uns dias e nos deixam chegar aquele desejado e apetecido pedaço de terra!!!!!

Etiquetas: , , ,

Patrocìnio Eurolist: Paula Monteiro

Puerto Montt

A Patagónia... Ah Patagónia!!!!
Nao sei se dos livros de romance lidos, se dos cientificos, se das fotografias... Tinha o imaginário povoado de mil e uma ideias sobre este pedaço de terra a sul... Entrar nele durante o inverno, parece que ainda lhe dá mais magia.
As cores, os cheiros, as pessoas, a vida... Patagónia. Aqui estamos. Na fronteira norte, mal entrámos ainda... O mau tempo (ou o tempo normal...) nao nos permitem fazer quase tudo o que é possivel fazer por aqui... ainda assim, a emoçao de estar aqui, de nos sentir aqui... é dificil de descrever. No meio de um português tao rico em termos bonitos, expressivos... faltam as palavras para descrever, convenientemente, o que se sente por aqui, no meio de estes ventos frios.
Entrar no mercado e... ver mariscos por todos os lados. Ouriços, mexilhoes, ameijoas, ostras... outros que nunca tinhamos visto. Pescadores, com as maos curtidas pelo frio e pelo mar, a reparar redes, a limpar ouriços, a escolher mexilhoes... Tudo em cima de um chao que é feito de conchas. No meio de um frio que é feito de lendas, do qual só tinhamos escutado muito remotamente.
Aqui ao canto, um aplauso para as mulheres portuguesas, que sao bonitas... No meio de gargalhadas que expulsam vapor de bocas e narizes.
Sente-se algo aqui para baixo. Algo muito mais grandioso que o frio, algo muito mais forte que conto de fada.
Vou tentar organizar os sentidos e as palavras, por os sentimentos em ficheiros e tentar expulsar um texto com pés e cabeça... Para uns tempos próximos... Prometo que vou tentar... Porque, para já, nao consigo. Apesar de ainda nao termos entrado no coraçao destas terras, de ainda nao termos ido a nenhuma aldeia pequena e abafada pelo frio... Já estamos a explodir e... para mim, nao está fácil. Só sai uma emoçao forte, um turbilhao forte que sufoca.

Por aqui, há imensos caes vadios... Ou gavabundos, como diria um ilustre amigo! ;) Sao todos bonitos e simpáticos!

O menino miminho diz que acordou... meio... estranho! Dormiu foi demais! Nao admira... com o frio que faz lá fora, nem apetece meter a ponta do nariz do lado de fora dos cobertores...

Mais um cemitério de comboios...Este mais "sofisticado".

Mais uns caes "gavabundos"... Sao, de facto, muitos...

Olá Mundo!!!! Desde a Patagónia!!!!!!!

No Chile, têm mesmo a tradiçao do xadrês... Com tabuleiros gigantes e peças... estranhas! Olhem só a rainha que encontrei a gelar ao frio!!!!!

À procura de colinho... e nao é que encontrou??? Um par de apaixonados à beira mar plantados... O amor, de facto, é impressionante... Com um frio daqueles e os moços em traje de primavera... A velha história... O marinheiro teve uma história de uma noite, a miuda murmura-lhe ao ouvido para ele ficar, que vao ser tao grandes como o mar... e ele ficou indeciso... até agora!


O mercado de Puerto Montt é qualquer coisa de fantástico... Um mundo de cores e cheiros que nos sao estranhos... quase se sente mistério!

Mais uns... É que sao mesmo todos queridos!

Na Patagónia míuda! Oh yeah! Vamos até ao fim do mundo?

Por uma janela... Mas basta atavessar a porta e estamos ao vivo e em directo!!!


O porto, o mitico porto, de Puerto Montt.


Os barquinhos todos à espera... É que, por aqui, o barco dá mesmo jeito para navegar de terra para terra, entre os canais dos icebergs!

Uma praia com chao de conchas de todos os mariscos... Onde encontrámos alguns pescadores a reparar os barcos.

O Pablito volta a atacar!!! Apesar do frio, o nosso pequenito lá se lembrou de posar para uma!

O tempo come e revesa as embarcaçoes, neste porto com tantos séculos de histórias para contar.


Mais um... Este ía bem metido com os seus pensamentos, quando se espantou com a objectiva!

O barco!!!!! O barco que queríamos apanhar até ao fim do mundo!!!! Nós vimo-lo!!!

As construçoes, de madeira... O passar do tempo, por aqui, com calma... de quem já sentiu tudo... sem, no entanto, ter visto tudo.

Construçoes que sao tipicas destas bandas...

Mais uns "gavabundos" descontraídos! Frio?! Eles riem-se do frio!!!


Puerto Varas... O passeio de hoje à tarde. Uma vilazinha simpática a 20 min de Puerto Montt. Uma delicia, com lago e vulcao ao longe, a enfeitar!


O team condoriri a sacar um pedaço desta paisagem para rolos... para mais tarde revelar... glup!!! Já sao tantos!!!

Dá mesmo vontade... parar e respirar... O frio, torna-se secundário!





Uma loja abandonada... Mesmo deserta, tem muita pinta...

"Abrimos cuando venimos,

cerramos cuando nos vamos,

si vienes cuando no estamos,

es que no coincidimos.

PD: vivimos arriba, nos puedes encontrar siempre."

Vive-se descontraçao, por aqui!!!! Como se faz para ter um negócio destes?????


A catedral. Foi construída com base num modelo de uma provincia alema... Mas com madeira de cá...

Encontrámos nossa sra e uma pastorinha (nao sabemos qual)... Com bilhetinhos enrolados e tudo!

Etiquetas: , , , ,


Patrocìnio
Eurolist: Tiago "Brilhante" Pedrosa

Pucon - Chile

A Patogonia fica aqui tao perto que ja lhe sentimos o vento frio. Pucon e uma vila simpatica na base do vulcao Villarica, ao lado de um lago... Lago Vilarrica! Nao sao muito originais estes chilenos!! Aqui, faz-se de tudo um pouco, sobe-se a montanhas e vulcoes, fazem-se aguas bravas em rios de grau VI, faz-se ski e snowboard, passeia-se a cavalo, frequenta-se a praia da lagoa, aprecia-se o espectaculo da paisagem... Faz-se um milhao de coisas, cada uma alojada na sua estacao.Nós é que nao fazemos nada! Infelizmente, chegamos na altura errada para fazer... seja o que for. O frio aguenta-se mais ou menos bem, mas o vento forte e a chuva/neve intensos e continuos... impossibilitam qualquer uma das actividades que se poderia por aqui fazer... Assim, fomos fazer a unica coisa que se pode fazer, e muito bem, com este clima: entregamo-nos a preguica e enfiamos o corpinho durante 4 horas inteirinhas, bem medidas e que nos pareceram curtas, numas aguas termais. Pucon, tambem e conhecido pelas suas aguas termais... e ha muitas, nao fosse esta zona conhecida pela sua actividade vulcanica. Quatro horas de puro relaxamento. Com paisagem de montanhas nevadas ao redor, debaixo de chuva e neve. No fim do dia, recolhemos á cabana (chalet) onde estamos alojados (nao ha outro tipo de alojamento, por aqui) e entregamo-nos á cozinha: matamos saudades de comida por nós cozinhada e deleitamo-nos com rolinhos de fiambre e vinho chileno (que nao e mauzito, mas o nosso... ah o nosso!!!!). Foi um dia de relaxe, obrigatorio, pelo clima, mas que nos soube muito bem.
A medida que descemos, o frio aumenta, com os caprichos do vento e da chuva... tal comos os precos... Infelizmente!


P.S. - O nosso itinerário já se encontra actualizado para os fanáticos da orientacao e de mapas!!! Já podem saber ao milimetro onde nos encontramos!!! - No mapa da barra lateral do blog!



O frio tá a apertar e temos de nos encher de acucares!
Amenina miminho teve direito a um chupa daqueles que em tempo o seu avozito lhe dava!

O frio aperta... Mas por aqui einda se vëm cowboys á antiga! Poncho e sombrero típico das planícies ou montanhas chilenas.
Deixámos para trás as paisagens santiaguinas! E para nossa felicidade descobrimos um Chile montanhoso e magnífico! Parece que já podemos cheirar a Patagónia.
Sentem o cheiro da Patagónia!?? Nao!?? Deve ser de terem o nariz congelado!
-4 ou menos -5° C.
Quem quer ir ao banho!

Parece que é milagrosa! Pelo menos connosco fez milagres!
O vapor a sair destas águas era tanto que tornou quase impossível tirar fotos!
Mas por voces... Por continuarem a acreditar em nós (e acreditem que custava mesmo muito!!) íamos saindo da água para registarmos este momento inesquecível!
Aqui fica o alcapao que nos leva ao paraíso!!! Ehehheheh!
Com -4°C lá fora... águinha a 38 - 40°C é, acreditem, o paraíso!
Uiii!!! estou a descongelar! Nao consigo por as maos dentro de água por estarem ainda congeladas! A diferenca de temperatura... Pica!! Parecem agulhas!
Ai!!!! Nao sei se quero!!
Anda... Vais ver que queres... Depois nao vais querer é sair!
hummmm!!!!
A neve ia caindo á nossa volta!! Mas pareciamos lontras quase tao entorpecidos que nem nos podiamos mexer! 4 horas!! Batemos mais um record!!!
A coisa comecou a aquecer tanto que comecou quase a saber bem estar de peitaca ao leu cá fora!!

Ahh! E já me esquecia de dizer... Tudo isto só para nózinhos!! Sozinhinhos durante a tarde toda! Até parecia que stávamos no jardim de nossa casa!!
Uma esmolinha para os pobrezinhos!! (Enquanto eu escrevo isto... a Sofia geme e diz que precisamos de uma esmolinha para umas prótese para os pés... Depois de os descongelarmos!!).
Ai mundo!!! Como é que vamos sair daqui!!?
Mas saímos!!! E perdemos a cabeca com ingredientes para um jantar como já sonhávamos há meses!!


Felizmente que no meio das nossas perdidas de cabeca, ficámos num chalet que até salamandra tem!!
Mas depois de algumas voltas já confirmámos que é um dos alojamentos mais baratinhos que podiamos encontrar por aqui!
AHAHHAHAHAHHAAHAHAHAHAHHA!!!! Um tabuleiro inteirinho só para nós!!!
Ohhh Mundo!! Nós nao vamos partilhar o nosso jantar com eles (3 chilenos que tb estao hospedados no nosso chalet!)... Pois nao!??
Ora bem!!! 11 rolinhos super gigantes... a dividir por dois!! Dá 5 e meio a cada um... Nao é!?
Afinal Pucón tem mesmo muito que ver! Apesar da chuva e frio que nao vacilam sobre nós... Enchemo-nos de coragem e fomo s conhecer mais um pouco!
1 lago!! 1 porto!! Barcos a vapor!!! Praia de areia negra!! E nós molhadinhos até aos ossos!!
Pensando nisso e no facto de as minhas pernas estarem encharcadas e amenina miminho nao parar de tremer aqui ao lado... É melhor irmos andando!!
Umas ultimas "shots" do porto e deste passeio molhado e nocturno...
Ora bem... Se tivéssemos sol! Nao tivéssemos chuva... nem frio!! Isto era sem dúvida mais um paraíso!
Um bocadinho de bronze!!! Sim!! POrque o frio aqui é tanto que queima!!
E .... desculpem!! Mas temos de ir cozinhar o nosso jantar!! Os restos de ontem!!

Beijinhos pa todos!

P. & Fi
rumo á patagónia!

By the way!! Acabámos de apanhar uma desilusao brutal! O barco que queriamos apanhar na próxima 2a feira - http://www.navimag.com/carga/html/ruta_puerto_natales.asp - ... Espreitem que vale a pena!!
Afinal já nao custa 100 dolares... Mas sim 300 (cada um!! Nao se deixem enganar!!) .... Sniff... Sniff!!!
Se houver alguem que queira patrocinar!!... Prometemos fotos fantásticas!! Eheheheh!!!

Salut!



Etiquetas: , , , , , ,








Search

Google

*NóS*

Cool Slideshows


Apoios





Que é Lomografia????







  • "Puto" Maria Joao Oliva
  • Paula Monteiro
  • Tiago Pedrosa "Brilhante"
  • José Maria Pimentel
  • Tiago Pedrosa "Brilhante"
  • Paula Monteiro
  • Tiago Pedrosa "Brilhante"
  • Silvina Dias
  • Manuela Filipe
  • Ana Maria Alte da Veiga
  • Silvina Dias
  • "Puto" Maria Joao Oliva
  • Pedro Carrilho
  • Paula Monteiro
  • Manuela Filipe
  • José Maria Pimentel
  • "Puto" Maria Joao Oliva
  • Diane Frade
  • Pedro Carrilho
  • Ruizao
  • Ana Claudina Santos
  • Silvina Dias
  • Paula Monteiro
  • "Puto" Maria Joao Oliva
  • André Leal "Lhé"
  • Manuela Filipe
  • Paula Monteiro
  • "Puto" Maria Joao Oliva
  • Ana Maria Alte da Veiga
  • Daniela Pimentel
  • Paula Monteiro
  • Silvina Dias
  • Paula Monteiro
  • ¨Master¨ António Lopes
  • Francisco Filipe ¨Bro¨
  • Bernardo Rodrigues ¨B¨
  • ¨Master¨ António Lopes
  • Francisco Filipe ¨Bro¨
  • Filipe Lopes
  • Manuela Filipe
  • Silvina Dias
  • Marco "Magé"
  • Sérgito "Iguana Man"
  • Marco Nascimento
  • Pedro Vale
  • Jaimito Santos
  • Raul Campos
  • Jaimito Santos
  • Alexandre Perdigao
  • Telmo Ferreira S.
  • Sérgito "Iguana Man"
  • José Maria Pimentel
  • Silvina Dias
  • Silvina Dias
  • Durval Dias
  • Silvina Dias
  • Silvina Dias
  • Sérgito "Iguana Man"
  • Manuela Filipe
  • Silvina Dias
  • Silvina Dias
  • Manuela Filipe
  • Durval Dias
  • José Maria Pimentel
  • Durval Dias
  • Durval Dias
  • José Maria Pimentel
  • Manuela Filipe
  • Telmo Ferreira S.
  • Durval Dias
  • Manuela Filipe
  • Miguel Jordao
  • Durval Dias
  • Manuela Filipe
  • José Maria Pimentel
  • José Maria Pimentel
  • José Maria Pimentel
  • José Maria Pimentel
  • José Maria Pimentel